Escolha uma Página

A celebração litúrgica de hoje, festa de Santa Escolástica, ocupa um lugar importante nos mosteiros beneditinos. Escholastica era irmã de São Bento e, de acordo com o biógrafo de Bento, São Gregório Magno, ela se distinguia por ter “maior amor” do que mesmo nosso santo patriarca. É um dia especial para todas as irmãs beneditinas em todo o mundo — mais de 20.000 delas, apenas nas federações beneditinas “negras”, como honramos uma mulher cuja oração é conhecida por ser muito poderosa. (Ela uma vez convenceu Deus a enviar uma tempestade quando seu irmão estava sendo levemente obstinado …)

No mundo beneditino, há uma sensação de que Bento e Escolástica representam algo como os aspectos “ petrino” e “ mariano” da Igreja como um todo. Embora o serviço petrino de pastoreio, legislativo e de governo seja extremamente importante,  (Bento é frequentemente comemorado como nosso “Legislador” ), o serviço mariano da vida oculta da oração é o verdadeiro coração da fecundidade secreta da Igreja. Pela oração e contemplação, abrimos nossos corações para experimentar a cura e a presença amorosa de Deus interiormente, e abrimos nossas mentes para descobrir a presença santificadora de Deus em toda a criação. Uma vida de oração realmente coloca Deus em primeiro lugar, dá a Deus a iniciativa (toda oração começa com o Espírito Santo!) e nos liberta do fardo de resolver problemas por nossos próprios poderes.

O Evangelho da festa de hoje, se você estiver na missa em um mosteiro beneditino, é a famosa passagem sobre Maria e Marta. Nosso Senhor gentilmente repreende Marta por estar ansiosa por muitas coisas, e talvez por estar um pouco irritada com sua irmã Maria, sentada aos pés do Senhor e ouvindo. É uma pena que essa história tenha representado a distinção entre a vida ativa e contemplativa em ordens religiosas. Todos nós precisamos ser Marias em determinados momentos e Martas em outros momentos. Mas todos devemos procurar consagrar em nossos corações a primazia da “parte melhor” de Maria.

Percebo como é difícil para muitos de nós continuar a vida de oração. Permitam-me concluir sugerindo que é um hábito como qualquer outro hábito. Quando você está tentando formar um novo hábito, é difícil e até doloroso a princípio, enquanto lutamos contra outros hábitos que precisam mudar. Comece pequeno com a oração e tente expandir a partir daí. À medida que você ora regularmente, fica mais fácil e, como faz, pode ser útil adicionar um pouco mais de oração. Em breve, será uma parte do nosso dia que não podemos prescindir. Eu estava pensando esta manhã na lectio divina do velho ditado do virtuoso Vladimir Horowitz: “Se eu pular um dia de prática, percebo; se eu pular dois, meus amigos notam; se eu pular três, o público percebe”. Posso dizer quando fui negligente em oração por qualquer motivo, legítimo ou não. Meu senso da presença de Deus fica um pouco opaco, e meu senso da sacralidade das pessoas que encontro se torna oculto. Só é preciso reativar a oração, e esses sentidos espirituais começam a retornar.

Gregório Magno nos diz que Escolástica e Bento costumavam passar dias discutindo mistérios espirituais. Quantos de nós poderíamos fazer isso por uma hora, muito menos um dia inteiro!? No entanto, sei pelos grandes santos do passado e pelos mestres espirituais de hoje que podemos aspirar a essa fluência espiritual, mas somente se orarmos.

Santa Escolástica, ensine todos nós, beneditinos e outros, a orar como orou, para que nossas almas voem e a sigam em sua jornada celestial a Cristo!

Fonte: https://chicagomonk.org/about/the-priors-blog/saint-scholastica-a-model-of-prayer-and-charity/

Fale Conosco!